sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Los Roques - Um paraíso perdido no meio do Oceano

Vamos continuar o assunto Caribe. Se vc quer sussego.. achou o destino ideal
Los Roques é uma pequena ilha localizada na Venezuela. Poucas pessoas conhecem esse paraíso, o que por um lado é mto bom, pois vc tem todo a tranquilidade para relaxar e desfrutar de momentos relax, olhando somente a imensidão do mar azul e verde q não tem fim.
Os bancos de areia que se formam no meio do mar e vc avista as pessoas andando e tem a sensação q estão flutuando pela água.
Para chegar vc precisa pegar um voo até Caracas e ficar por 1 noite na ida ou na volta(depende se a cia é Gol ou Tam) para dar o horário do voo até Los Roques. As cias áreas q fazem esse trajeto são locais então não se assutem com o tamanho do avião ou ou...... (não tenho medo, mas no inicio fiquei apreensiva,rs). A vista é tão linda q vc até esquece q está voando e fica babando.
Vista das ilhotas de Los Roques (vc voa baixo então fica mais tranquila,rs)

Vista do avião(se assim posso chamar), da ilha de Gran Roque
Chegando em Los Roques (a pista é no meio da ilha, super pequena) vc pensa "nossa sera q vai dar certo?"(mesmo estilo q aterrisando no Santos Dummont no Rio , so q umas 5x menor,rs).
Mas não importa  pq vc acabou de chegar no paraíso.


Avião q fez o trecho Caracas/Los Roques
 Fiquei hospedada na pousada La Cigalla. Em Los Roques as pousadas (não há hotel) são classificadas em 3 categorias: Econômica, Moderada e Luxo. Essa  foi moderada afinal mesmo sendo uma viagem desapego, ar condicionado e banho quente são necessários,rs. Recomendo super, super intimista, aconchegante e vc é super bem recebida. Nenhuma pousada tem mais de 15 quartos o que torna a ilha um charme, a ilha principal com as pousadas é chamada de Gran Roque.  A ilha é toda de areia, então nada de querer levar salto, anabela e afins q não terá nehuma utilidade, leva vestidinhos e havaianas q está lindo!!!!
Quem quer gastar menos, há pousadas econômicas e hostel, dai vc pode comprar seu almocinho no mercadinho e levar na mochila. Pra todos os gostos e bolsos.

Pousada La Cigalla (Um charme, linda linda linda)
Uma dica de Los Roques é comprar o pacote de pensão completa, pois não há restaurantes na ilha, somente mercadinho local e umas barracas q vendem sanduiches e arepas(comida típica venezuelana). Como os hoteis são pequenos, o café da manhã e jantar tem horário pra acontecer e após o jantar, vc vai dar uma volta na cidade (deve levar uns 15 min) e vai dormir pq vc acorda cedo para passear nas ilhas.  Conhecemos um casal de cariocas e ficamos batendo papo até meia noite, qdo o único bar fechou ( total cinderela)
Dai vc pergunta: E o almoço, como vc faz? A pousada providencia e leva pra vc até a ilha junto com guarda sol e cadeira um cooler com seu almoço( wraps, saladinha e frutas) e refrigerante, água e cerveja, já que nas ilhas não tem restaurante e eles te deixam as 10hrs e te buscam as 16hrs.Tem 2 ilhas q possuiem  um "restaurante", mas parecido com os nossos quiosques de praia e vc pode comer uma lagosta MARA q a atendente vai na hora no mar, pesca e pesa na sua frente... uma diversão a parte, comida fresca garantida




O que fazer qdo vc chega na praia pra ficar o dia inteiro?

Eu mergulho, então na parte da manhã faziamos o mergulho e ficávamos a tarde na ilha. Para quem não mergulha, pode fazer snorkell e nadar com tartarugas, e vários tipos de peixes. Eu fiquei na ilha por 5 dias o que foi suficiente para aproveitar, sem enjoar e achar td lindo!!!!
Um dia a tarde você pode ir apreciar o por do sol no farol da ilha, vale super.. é uma subidinha chatinha, mas fácil de ser feita, leva uns 30 min.



Ilhotas bacanas de se conhecer:
Francisquí: um conjunto de três ilhas muito próximas a Gran Roque (Francisqui Superior, Médio e Inferior). Entre as atrações dessas ilhas são praias espetaculares e linda vista para a lagoa formada por três ilhas. Pode-se alugar prancha de windsurf, kitesurf e canoagem. No restaurante da Francisqui Médio pode saborear lagostas ou pescados e tomar uma cervejinha.rs




Madrisquí e Cayo Pirata se encontram a menos de 15 minutos de Gran Roque e são caracterizadas por estarem unidos por uma faixa de areia que fecha a extraordinária lagoa que se formou entre eles e onde você pode praticar mergulho livre ou autônomo. Em Cayo Pirata pode-se ver as aldeias de pescadores de lagosta e os próprios viveiros de lagosta na água.




Noronquí: também localizada a menos de meia hora de Gran Roque. Uma barreira de corais forma uma baía e transforma o mar de águas tranquilas e transparentes em uma piscina. É ótimo para snorkeling pois a vida marinha é exuberante. Pode-se ver as tartarugas marinhas nadando ao seu lado na praia. Em Noronquí Inferior há uma estrutura coberta para aqueles que querem se proteger do sol.




Dos Mosquises: cerca de uma hora e meia de Gran Roque. Destas duas ilhas, Dos Mosquises Norte e Sul, a mais interessante é a última pois lá estão as instalações da Fundação Científica de Los Roques e uma praia magnífica, um as mais belas do arquipélago, para o entretenimento dos turistas. Desde os anos sessenta a Fundação Científica de Los Roques realiza pesquisas e educação ambienta, que incluem um programa chamado “adote uma tartaruga”, que permite aos visitantes apadrinhar uma tartaruga, recebendo o kit de adoção e participando do sorteio para a liberação de sua tartaruga em Los Roques.





E pra terminar, a fila do check inn para pegar o voo de volta até Caracas!!!!

Balcão do check inn
 Bjksss


DICAS:
* o fuso horário na Venezuela é super diferente, são 1h30.... só lá mesmo
* mto protetor solar pois a temperatura média durante o ano é de 27º
* nada de saltos, anabelas, maquiagem (ta bom um rímel básico pq eu não vivo sem), pois as ruas são de areia, só havaianas e rasteirinhas
* vestido, saias, saída de praia e para os homens, bermuda, camiseta e papete.
* As arepas são uma delícia, mas cuidado com o recheio q vc vai escolher pois não estamos acostumados e passar mal nas ilhas não é uma boa idéia,rs.
* Comer a lagosta em Cayo Pirata, preço justo e é uma delícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário