quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Deserto do Atacama - Chile

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude.
A temperatura nessa época é amena, mas como todo bom deserto, calor que varia de 33º até -3º. Mas em San Pedro a temperatura a noite ficava em torno de 10º e de dia por volta dos 27º (super agradável e vc não sua pq a região é mto seca)
Nossa viagem começou por Santiago (parada obrigatória pois a cidade é linda!!). Ficamos 2 dias passeando pela cidade e visitando todos os pontos turísticos.
 Em Santiago, pegamos o voo pela Lan Chile com destino a cidade de Calama (2 horas de voo).Chegando no aeroporto q fica no meio do deserto(uma coisa de louco!!!), havia uma van do hotel esperando por nós para seguirmos viagem. (Alguns hotéis oferecem esse serviço já incluso no preço), caso não seja o seu caso, na saída do aeroporto tem operadores que fazem esse transfer até a cidade.(aprox. 1h de carro até San Pedro de Atacama).
Vc já sente a sensação do deserto ao pisar em terra firme, a pele resseca e vc bebe água como se tivesse com uma ressaca daquelas,rs. Mas é super importante estar sempre hidratado pois vc está há 2.500m de altitude e a maioria das pessoas sente na hora a diferença. (eu não senti nada, ainda bem!!!)




A viagem até San Pedro é linda, vc fica encantada pois é a primeira vez que está vendo uma paisagem tão pitoresca e única. Chegamos na cidade no final da tarde e ficamos hospedados no hotel Explora Atacama(recomendo super, vou fazer um post). Nesse hotel todas as refeições, bebidas e passeios estão inclusas o que é excelente e a comida é fantástica. e eles te recebem e tratam como rei e rainha.

Toda noite antes do jantar, vc senta com os guias e já programa a atividade do dia seguinte que pode ser: cavalgadas, passeio de bicicleta, trilhas, termas, montanhas e vulcões. O nosso intuito era fazer vulcão com grande altitude(ficamos 5 dias lá e eles exigem no mínimo 4 para tal atividade) e para isso precisamos fazer um processo de aclimatação, ou seja, começar com passeios básicos e ir aumentando a altitude para o corpo se acostumar e  tb sentir o seu limite e ver se consegue chegar ao cume(topo) da montanha.
Os hotéis oferecem mais de 40 opções de passeios para todas as idades e condicionamento físico. Vale lembrar q não precisa ser maratonista para fazer as caminhadas  e sim estar com a cabeça preparada e saber o seu limite, tem passeios de níveis fácil, moderado e avançado, escolha o seu e boa caminhada!!!!!
Após o jantar, ficamos um pouco no bar tomando vinho e cerveja(ta incluso neh?) e bora dormir pq o dia começa cedo. Abaixo a programação q escolhemos.


1º Dia) Saída as 09h00 - Vale de La Luna - 2.500 m de altitude - Passeio básico para todo mundo
Fica localizado há 12 km de San Pedro na entrada da Cordilheira del Sal. Caminhada simples de 2h00, super tranquila sem grandes descidas e subidas recomendada para todas as idades. O lugar é MARAVILHOSO!!!! Um filme de Indiana Jones, vc andando no meio do deserto no meio de duas cordilheiras, passando por lugares q nunca imaginou. As "paredes" do vale são feitas de sal (os salares) ou de gesso.  



 Vale de La Luna - Por aqui já passou um rio há milhares de anos. Na caminhada vc consegue perceber o caminho certinho.
 No final da caminhada há uma van te esperando com bebidas e comidinhas. Voltamos ao hotel, almoçamos e aproveitamos a piscina um pouco até a saída do outro passeio no final da tarde.
Por volta de 16h30 nos reunimos para ir assistir ao por do sol nos Salares de Atacama, (outra paisagem fantástica (acho q vou usar mto essa frase). A vista é belíssima e o por do sol único, pois San Pedro tem o melhor céu para observações e apreciação pois não há umidade, então não há nenhuma camada escondendo o sol, as estrelas.... Salar do Atacama é uma depressão de superfície aonde não existe saída de água, mas recebe as águas derretidas da cordilheira dos Andes juntamente com águas do rio San Pedro, o principal rio do deserto, quando as águas se evaporam fica no solo os sais minerais, formando um deserto branco. O deserto branco está situado a uma altitude superior a dois mil metros, ocupando uma região de uns trezentos mil hectares, considerado o maior depósito salino do Chile.







2º Dia) Guatín e termas de Puritâmia
Segundia e acordamos cedo rumo a Guatín, é uma caminhada pela montanha no meio de Cactos, montanhas e vistas lindas de vulcões.
Guatin fica a 30 minutos de San Pedro, ali estão cactos de até 800 anos e oito metros de altura. Dizem que os cactos crescem um centímetro por ano, mas isso não é provado, apenas uma estimativa. Os cactos estão entre as pedras e no meio deles passa um riozinho.
Essa caminhada não exige muita habilidade e sim  cuidado em alguns trechos q são estreitos e com uma queda ao lado. A temperatura é agradável, em torno de 22 graus, mas com vento e na sombra dá um friozinho.








Ao final da Caminhada chegamos as termas de Puritâmia. São "piscinas termais" com água quente q vc relaxa após uma caminhada de 2h30. O Explora  atacama, prepara uma mesa de aperitivos, e leva roupão para vc entrar e sair das termas. Um luxo no deserto!!!!

A tarde fizemos uma cavalgada pelo Vale de la Luna, mais uma aventura a la Indiana Jones. É uma outra forma de conhecer pois vc passa por campos abertos e passagens estreitas no meio das pedras.Não precisa ser uma amazona, um simples conhecimento e os guias sempre vão no ritmo dos aventureiros. Quem gosta tem um campo enorme para cavalgar. O passeio dura 1 hora aprox. é rende ótimas fotos.

Indiana Jones movie

3 Dia) Cerro Copa Coya - E começa a nossa primeira aventura em grande altitude, 4.600m.
 Dia de acordar cedo. Esse passeio exige um pouco mais de resistência, pois são 7km de subida em grande elevação. Vc passa por trilhas de pedras e subidas mais íngremes e o guia mostrando aonde irá chegar...qdo vc acha que ta chegando... ainda faltam mais 300m e foram os mais dif´ceis, a resistência estava boa, mas faltou pernas pra subir, a vontade de desistir é grande(por isso q disse q precisa se preparar mentalmente), mas devagar e sempre vc chega ao cume e vale a pena o esforço, a vista compensa tudo.

No começo tudo é lindo e plano......
 
 Qdo vc acha que ta chegando!!!! olha a subida!!!!
Enfim.... depois de 7km, a vista do alto do cume Copa Coya
Na volta da viagem, passamos pelos Geisels um tipo de fonte quente de regiões vulcânicas com erupções periódicas e que de vez em quando jorra muito sais em dissolução do subsolo em forma de vapor.
A visita ao local é feita sempre antes do nascer do sol (no nosso caso fomos  por volta das 11 hrs), um espetáculo a parte é ver os violentos jatos de vapor de água fervente diante do amanhecer formando um colorido fantástico entre a terra e o céu, normalmente os jatos de água chega a uns seis metros de altura, formando nas beiradas dos poços uma camada de sais minerais, tais poços apresentam uma abertura circular de mais ou menos quinze centímetros de diâmetro.
4Dia) Cerro Toco - 5.600m de altitude
Último dia no Atacama, e finalmente a subida mais elevada. Partimos cedo rumo ao Toco, a altitude inicial da caminhada é de 5.200m e fica há uns 50km de San Pedro.No caminho foi preciso tomar quase 2 litros de água para hidratar bem (banheiro é atrás de pedra,rs). Faz muito frio, e preciso estar bem aquecida com roupas adequadas, pois a sensação térmica é de -2 e os ventos não favorecem muito. Apesar de mais alto, achei a caminhada mais fácil que o dia anterior, sempre em passos pequenos seguindo o lema"devagar e sempre", afinal não é competição e sim superação. A chegada ao cume é FANTÁSTICA!!!! vc enxerga a Bolívia ao fundo, atrás do vulcão. Os chilenos chamam de " topo del mundo", visão panorâmica do Atacama.







Recomendo esse destino aos amantes de aventura ou as pessoas q querem uma viagem diferente fora da zona de conforto.
Recomendações: Levar roupa adequada para trecking, casaco corta vento, polar, segunda pele, luvas e botas de trecking.









Nenhum comentário:

Postar um comentário